1 INTRODUÇÃO
O
Projeto Arte e Cinema do Colégio Estadual São Tiago é uma iniciativa dos
professores do contraturno do Ensino Médio Politécnico, sob coordenação do
Professor Jean Moreira.
Neste
momento também acontecerá a exibição dos curtas metragens produzidos pelos
alunos, que realizaram um trabalho interdisciplinar com as disciplinas de
Matemática, Seminário Integrado, Arte e Literatura do Contraturno.
O
evento acontecerá entre 19 de novembro a 15 de dezembro de 2014, no Auditório
da UCS na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul, tendo como objetivo motivar
a produção audiovisual desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e
audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar, como
também, a habilidade artística individual, na produção de oficinas de dança,
grafite, canto e música.
2 JUSTIFICATIVA
O Projeto Arte e Cinema,
teve sua origem na proposta de levar o ambiente da emoção e criatividade do
Cinema, a “Sétima Arte”, para dentro da Escola, visando a interação da arte,
cultura e do conhecimento no espaço escolar. Teve como referência o Festival de
Cinema de Gramado – RS, um evento consolidado no cenário cultural nacional e
também o Projeto Festival Estudantil de Cinema do Colégio Gustavo Vieira de
Brito, da cidade de Vacaria-RS.
Neste
início de século o ensino deve ser focado na arte de fazer e na arte de ser.
Uma educação voltada à arte explora a sensibilidade e quebra a tradição do
aluno submisso. Pois um homem reprimido é um homem potencialmente violento.
Instigar o aluno a criar e se expressar é um percurso que traz a experiência de
fruição bem como o entendimento do ser social. Mesmo que as produções sejam
artesanais, isso transforma o indivíduo. Ele se sente parte da escola e mostra
seu potencial muitas vezes adormecido.
A arte-educação é uma prática para a
cidadania, pois o aluno se expressa, mostra a sua visão de mundo e tem que conviver em
equipe, afinal a produção audiovisual é sempre feita coletivamente.
Ensinar arte na escola torna-se
importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em
arte amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor
entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento, tais
como matemática, língua e história.
Os Parâmetros Curriculares (PCN, 1997)
dão à área de arte uma grande abrangência, podendo envolver diversas disciplinas
e propondo quatro modalidades artísticas:
1ª – Artes visuais: com maior amplitude que artes plásticas,
englobando artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias.
2ª – Música
3ª – Teatro
4ª – Dança, que é demarcada como uma modalidade específica.
A produção de vídeo é uma realidade da sociedade atual,
porém, ainda está longe do dia a dia das escolas no Brasil. Lentas mudanças ocorrem
em algumas instituições de ensino, aonde a produção de vídeo chega trazida
pelos alunos e alguns bravos professores que desejam realizar algumas mudanças
em seus projetos pedagógicos, principalmente para que o aluno tenha prazer em
aprender, tirando o foco unicamente dos conteúdos.
Sabemos que a Escola enfrenta o desafio de lidar com
jovens cuja autoestima é baixa, cuja condição socioeconômica é precária; o desafio
de lidar com a exclusão causada pela falta de possibilidades desses jovens de
viverem experiências de inserção na sociedade digital, tecnológica. Por outro
lado, esta mesma sociedade exige também habilidades de socialização, de
criação, de ideias originais. Sendo assim, faz-se necessário um trabalho
pedagógico que dê conta do emprego criativo das tecnologias e mídias sociais
para que o jovem possa vir a construir sua identidade, perceber-se como sujeito
de seu fazer.
A produção de vídeo contribui de forma positiva para que
o aluno possa desempenhar papéis que falem do seu dia-a-dia, que os lembre de
quanta coisa bela existe em suas vidas e de como é possível ser feliz. É
preciso juntar o cotidiano, a vida e a arte.
O
cinema é isto: um recorte de uma realidade idealizada, mediada pela tecnologia.
3 OBJETIVO GERAL
Proporcionar
a expressão artística do aluno, desenvolvendo diversas habilidades e
competências, com um trabalho interdisciplinar que vise a formação humana do
indivíduo e do grupo visando a interação da arte, cultura e conhecimento e que
promova a integração da comunidade escolar de maneira que aconteça a troca de
conhecimentos das diversas culturas.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a)
Valorizar a expressão singular do aluno,
desenvolvendo sua percepção visual e imaginação criadora, para que ele se sinta
como individuo integrante de uma cultura.
b)
Conhecer a cultura do Hip Hop e a relação com
o grafismo artístico, promovendo uma integração com as diversas áreas.
c)
Promover encontro da escola
com a arte, cultura e conhecimento.
d)
Oportunizar um trabalho
interdisciplinar favorecendo a integração das diversas áreas do conhecimento.
e)
Proporcionar a integração entre
escola-família e comunidade.
f)
Produzir filmes de
curta-metragem tendo como cenário o Município de Farroupilha e o envolvimento
da comunidade local.
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 GRAVAÇÃO DOS FILMES
Os curtas serão desenvolvidos nas disciplinas que compõem o
projeto e fica a critério de cada turma de quando será feita a sua gravação,
desde que seja entre agosto e novembro. A Escola não se responsabiliza pela
saída dos alunos fora de seu turno de aula.
Cada turma deverá gravar um curta metragem obedecendo o tempo
mínimo de 10 minutos e máximo de 30 minutos, incluindo abertura e créditos.
O vídeo poderá ser captado em qualquer formato celular,
máquina fotográfica, filmadora amadora, etc desde que respeite o formato e a mídia
exigida para apresentação, enviando uma cópia executável em DVD ou CD formato
SVCD ou VCD e de preferência uma segunda cópia em CD ou DVD de dados gravado em
um dos seguintes formatos: AVI, MPEG4, WMV como dados ou arquivo.
O prazo para entrega do filme é até 18 de novembro de
2014 em um envelope contendo no exterior: identificação da turma e nome do
filme e no seu interior: Ficha de Roteiro e Ficha Técnica.
4.2 PREMIAÇÃO E AVALIAÇÃO
Cada
categoria ganhará como premiação o troféu “Tiaguito”. As categorias são:
*Melhor
Ator;
*Melhor
Roteiro;
*Melhor
Produção;
*Melhor
Direção;
*Melhor
Atriz;
*Melhor
Trilha Sonora;
*Melhor
Direção de Arte;
*Melhor
Curta (O melhor vídeo além de ganhar o troféu, ganhará um prêmio surpresa);
*Mais
popular
O Curta Mais Popular (escolhido pelo público) e o Melhor
Curta premiado no Festival serão inscritos no Festival de Cinema Estudantil de
Guaíba.
A participação no Festival de Cinema será avaliada pelos
professores participantes, obtendo um conceito para os alunos do Ensino Médio
Politécnico.
4.3 ENTRADA
Os valores de entrada na Semana de Arte e Cinema será da
seguinte forma:
a) Oficinas,
exceto Grafite: R$ 3,00
b) Oficina
de Grafite: R$ 8,00
c) Sessões
de Curtas: R$ 1,00
O dinheiro arrecadado na entrada será destinado para as
despesas do evento, tais como palestrantes e oficineiros, sonorização e
iluminação, premiação, etc. O restante, caso haja, será repassado para o CPM da
Escola.
4.4 PARTICIPAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL
A participação do Grêmio Estudantil será muito
importante. Ele ficará responsável pela venda de Refrigerante e Pipoca nos dias
de sessões e da divulgação do Evento. O lucro das vendas será dividida em 40%
para o Grêmio Estudantil e 60% para o Evento. Caso o a entidade estudantil não confirme participação, ficará por conta do evento a venda.
4.5 PALESTRAS E OFICINAS
Será
proporcionado palestras e oficinas, conforme cronograma em anexo.
5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
JUL
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AGO
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SET
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OUT
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NOV
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DEZ
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Apresentação
do projeto
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x
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Execução
do projeto
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Culminância
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Gravações
e produções
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6 CUSTOS
Os custos para as gravações dos curtas ficarão a critério
de cada turma, podendo elas, procurar patrocínios e ajuda de empresas privadas.
O evento será custeado pelos valores estipulados para a
entrada, por patrocínios de empresas privadas e ajuda do poder público, se for
o caso.