Projeto Arte e Cinema

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Arte e Cinema do Colégio Estadual São Tiago é uma iniciativa dos professores do contraturno do Ensino Médio Politécnico, sob coordenação do Professor Jean Moreira.
Neste momento também acontecerá a exibição dos curtas metragens produzidos pelos alunos, que realizaram um trabalho interdisciplinar com as disciplinas de Matemática, Seminário Integrado, Arte e Literatura do Contraturno.

O evento acontecerá entre 19 de novembro a 15 de dezembro de 2014, no Auditório da UCS na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul, tendo como objetivo motivar a produção audiovisual desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar, como também, a habilidade artística individual, na produção de oficinas de dança, grafite, canto e música.

2 JUSTIFICATIVA

O Projeto Arte e Cinema, teve sua origem na proposta de levar o ambiente da emoção e criatividade do Cinema, a “Sétima Arte”, para dentro da Escola, visando a interação da arte, cultura e do conhecimento no espaço escolar. Teve como referência o Festival de Cinema de Gramado – RS, um evento consolidado no cenário cultural nacional e também o Projeto Festival Estudantil de Cinema do Colégio Gustavo Vieira de Brito, da cidade de Vacaria-RS.
Neste início de século o ensino deve ser focado na arte de fazer e na arte de ser. Uma educação voltada à arte explora a sensibilidade e quebra a tradição do aluno submisso. Pois um homem reprimido é um homem potencialmente violento. Instigar o aluno a criar e se expressar é um percurso que traz a experiência de fruição bem como o entendimento do ser social. Mesmo que as produções sejam artesanais, isso transforma o indivíduo. Ele se sente parte da escola e mostra seu potencial muitas vezes adormecido.
A arte-educação é uma prática para a cidadania, pois o aluno se expressa, mostra a sua visão de mundo e tem que conviver em equipe, afinal a produção audiovisual é sempre feita coletivamente.
Ensinar arte na escola torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento, tais como matemática, língua e história.
Os Parâmetros Curriculares (PCN, 1997) dão à área de arte uma grande abrangência, podendo envolver diversas disciplinas e propondo quatro modalidades artísticas:
1ª – Artes visuais: com maior amplitude que artes plásticas, englobando artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias.
2ª – Música
3ª – Teatro
4ª – Dança, que é demarcada como uma modalidade específica.
A produção de vídeo é uma realidade da sociedade atual, porém, ainda está longe do dia a dia das escolas no Brasil. Lentas mudanças ocorrem em algumas instituições de ensino, aonde a produção de vídeo chega trazida pelos alunos e alguns bravos professores que desejam realizar algumas mudanças em seus projetos pedagógicos, principalmente para que o aluno tenha prazer em aprender, tirando o foco unicamente dos conteúdos.
Sabemos que a Escola enfrenta o desafio de lidar com jovens cuja autoestima é baixa, cuja condição socioeconômica é precária; o desafio de lidar com a exclusão causada pela falta de possibilidades desses jovens de viverem experiências de inserção na sociedade digital, tecnológica. Por outro lado, esta mesma sociedade exige também habilidades de socialização, de criação, de ideias originais. Sendo assim, faz-se necessário um trabalho pedagógico que dê conta do emprego criativo das tecnologias e mídias sociais para que o jovem possa vir a construir sua identidade, perceber-se como sujeito de seu fazer.
A produção de vídeo contribui de forma positiva para que o aluno possa desempenhar papéis que falem do seu dia-a-dia, que os lembre de quanta coisa bela existe em suas vidas e de como é possível ser feliz. É preciso juntar o cotidiano, a vida e a arte.
O cinema é isto: um recorte de uma realidade idealizada, mediada pela tecnologia.

3 OBJETIVO GERAL

Proporcionar a expressão artística do aluno, desenvolvendo diversas habilidades e competências, com um trabalho interdisciplinar que vise a formação humana do indivíduo e do grupo visando a interação da arte, cultura e conhecimento e que promova a integração da comunidade escolar de maneira que aconteça a troca de conhecimentos das diversas culturas.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 a)    Valorizar a expressão singular do aluno, desenvolvendo sua percepção visual e imaginação criadora, para que ele se sinta como individuo integrante de uma cultura.
  b)    Conhecer a cultura do Hip Hop e a relação com o grafismo artístico, promovendo uma integração com as diversas áreas.
   c)    Promover encontro da escola com a arte, cultura e conhecimento.
  d)    Oportunizar um trabalho interdisciplinar favorecendo a integração das diversas áreas do conhecimento.
   e)    Proporcionar a integração entre escola-família e comunidade.
   f)     Produzir filmes de curta-metragem tendo como cenário o Município de Farroupilha e o envolvimento da comunidade local.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 GRAVAÇÃO DOS FILMES

Os curtas serão desenvolvidos nas disciplinas que compõem o projeto e fica a critério de cada turma de quando será feita a sua gravação, desde que seja entre agosto e novembro. A Escola não se responsabiliza pela saída dos alunos fora de seu turno de aula.
Cada turma deverá gravar um curta metragem obedecendo o tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 30 minutos, incluindo abertura e créditos.
O vídeo poderá ser captado em qualquer formato celular, máquina fotográfica, filmadora amadora, etc desde que respeite o formato e a mídia exigida para apresentação, enviando uma cópia executável em DVD ou CD formato SVCD ou VCD e de preferência uma segunda cópia em CD ou DVD de dados gravado em um dos seguintes formatos: AVI, MPEG4, WMV como dados ou arquivo.
O prazo para entrega do filme é até 18 de novembro de 2014 em um envelope contendo no exterior: identificação da turma e nome do filme e no seu interior: Ficha de Roteiro e Ficha Técnica.

4.2 PREMIAÇÃO E AVALIAÇÃO


Cada categoria ganhará como premiação o troféu “Tiaguito”. As categorias são:
*Melhor Ator;
*Melhor Roteiro;
*Melhor Produção;
*Melhor Direção;
*Melhor Atriz;
*Melhor Trilha Sonora;
*Melhor Direção de Arte;
*Melhor Curta (O melhor vídeo além de ganhar o troféu, ganhará um prêmio surpresa);
*Mais popular

O Curta Mais Popular (escolhido pelo público) e o Melhor Curta premiado no Festival serão inscritos no Festival de Cinema Estudantil de Guaíba.
A participação no Festival de Cinema será avaliada pelos professores participantes, obtendo um conceito para os alunos do Ensino Médio Politécnico.

4.3 ENTRADA


Os valores de entrada na Semana de Arte e Cinema será da seguinte forma:
   a)    Oficinas, exceto Grafite: R$ 3,00
   b)    Oficina de Grafite: R$ 8,00
   c)    Sessões de Curtas: R$ 1,00
O dinheiro arrecadado na entrada será destinado para as despesas do evento, tais como palestrantes e oficineiros, sonorização e iluminação, premiação, etc. O restante, caso haja, será repassado para o CPM da Escola.

4.4 PARTICIPAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL


A participação do Grêmio Estudantil será muito importante. Ele ficará responsável pela venda de Refrigerante e Pipoca nos dias de sessões e da divulgação do Evento. O lucro das vendas será dividida em 40% para o Grêmio Estudantil e 60% para o Evento. Caso o a entidade estudantil não confirme participação, ficará por conta do evento a venda.

4.5 PALESTRAS E OFICINAS


Será proporcionado palestras e oficinas, conforme cronograma em anexo.

5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO



JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Apresentação do projeto
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Execução do projeto
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Culminância




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Gravações e produções

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6 CUSTOS


Os custos para as gravações dos curtas ficarão a critério de cada turma, podendo elas, procurar patrocínios e ajuda de empresas privadas.
O evento será custeado pelos valores estipulados para a entrada, por patrocínios de empresas privadas e ajuda do poder público, se for o caso.